Como manter as cortinas de tecido


Cortinas

As cortinas são peças essenciais na decoração de nossos ambientes, trazendo leveza, harmonia e sofisticação ao nosso dia-a-dia. Existem alguns cuidados para que elas sempre permaneçam bonitas. O sol desbota e favorece o desgaste mais rápido dos tecidos e neste caso recomendamos a proteção de um forro ou filtro solar (este jamais passar a ferro). Com o passar do tempo acontece um desgaste natural e deve-se atentar às dicas de lavagem. Em geral, basta uma lavagem ao ano, com exceção para lugares muito úmidos.


A temperatura da água deve ser ambiente e se as cortinas estiverem muito sujas recomenda-se deixa-las de molho trocando a água pelo menos duas vezes antes da lavagem. Para lavar na máquina, use o modo de lavagem delicado e sabão neutro. Pode ser acrescentada uma colher de sopa de bicarbonato de sódio dissolvido em água junto com o sabão neutro. Agrupe a parte de cima da cortina e coloque esta parte dentro de um saco de lavar ou de uma fronha velha e amarre.


A secagem deve ser à sombra, de preferência no próprio varão ou trilho (para não dar bicos). Deixe o ambiente aberto e arejado para favorecer a secagem. Em tecidos rendados, é aconselhada a lavagem de toda a cortina dentro de um saco de proteção ou fronha velha amarrada para proteger a renda ou bordado. O linho puro é um tecido que encolhe na lavagem normal, desta forma recomenda-se lavar estas cortinas em empresas especializadas.


Para mantê-las higienizadas pode-se borrifar uma mistura de água com amaciante deixando o ambiente aberto e arejado para a secagem natural. Importante que se conheçam as instruções de lavagem de cada tecido pois alguns permitem somente a lavagem à seco.

#cortinas #cortinasdetecido #cortinasepersianas #cortinasala #home #decor #amominhacsa

Posts Em Destaque
Siga-nos:
  • Facebook Social Icon
  • Insta
Procurar por tags
Posts Recentes